Os 16 principais alimentos para prevenir a queda de cabelo

Os 16 principais alimentos para prevenir a queda de cabelo e estimular o crescimento do cabelo

É um equívoco comum que apenas lubrificar, lavar e condicionar o cabelo pode torná-lo forte e saudável. Estilo de vida adequado e dieta balanceada também desempenham um papel importante na restauração do brilho

Proteína – o nutriente básico para prevenir a queda de cabelo

1. Ovos

Um ovo de tamanho médio (50 g) contém 6,3 g de proteínas, várias vitaminas e minerais que fortalecem os folículos capilares (1). Evidências anedóticas sugerem que os ovos podem tornar o cabelo brilhante e forte, prevenir a quebra do cabelo e reduzir sua fragilidade.

O estudo mostrou que os aminoácidos sulfurados nas proteínas são os precursores da síntese da proteína da queratina no cabelo, o que fortalece a raiz do cabelo e previne a queda prematura do cabelo (2).

O estudo mostra que os ovos contêm um fator chave de crescimento do cabelo que estimula as células dérmicas papilares humanas (um grupo de células que controlam a produção e o ciclo de crescimento do cabelo) para o desenvolvimento de novos cabelos (3).

Os ovos estão cheios de vitamina B8 ou biotina, que ajudam o crescimento do cabelo e previnem a queda de cabelo (4). Um estudo publicado no International Journal of Trichology mostra que a deficiência de biotina pode levar à queda de cabelo nas mulheres (5).

2. Aves

A carne de frango é uma excelente fonte de proteínas, vitaminas e minerais (6). Estes são nutrientes essenciais que nutrem o cabelo e previnem a queda e queda de cabelo. Um estudo publicado no Journal of Dermatology Practical and Conceptual afirma que a deficiência de proteína afeta a estrutura e o crescimento do cabelo, resultando em eflúvio telógeno (queda temporária de cabelo) (7).

Outro estudo mostra que as deficiências de nutrientes podem resultar em alopecia androgênica (queda de cabelo devido ao desequilíbrio hormonal), calvície feminina, elúvio telógeno crônico e alopecia areata (manchas circulares calvas) (8), (9).

A gordura animal na carne de aves – ácidos graxos ômega-6 – estimula as papilas dérmicas e controla o ciclo de crescimento do cabelo para mechas saudáveis ​​(10).

3. Lentes

Lentilhas como feijão bóer, lentilhas vermelhas, ervilhas, lentilhas amarelas, grão de bico e feijão são ricas em ácido fólico, ferro, fósforo, zinco, magnésio e fibras (11), (12). O estudo mostrou que a deficiência de mineral e zinco resultou em alopecia difusa (esquema geral de queda de cabelo no couro cabeludo) em crianças (13), (14), (15).

As proteínas nas lentes também desempenham um papel importante no desenvolvimento saudável do cabelo. A falta de nutrientes, especialmente a falta de aminoácidos essenciais e oligoelementos, pode levar ao eflúvio telógeno, calvície de padrão masculino e calvície de padrão feminino (16).

4. Peixe

O peixe é rico em proteínas e ácidos graxos ômega-3 que melhoram a saúde do cabelo. Um estudo publicado no International Journal of Molecular Sciences mostrou que o óleo de peixe de cavala estimulou as células dérmicas papilares e promoveu o crescimento do cabelo pela ativação de vias anágenas (fase de crescimento do ciclo do cabelo) (17).

Outro estudo mostrou que a adição de óleo de peixe rico em ácidos graxos ômega-3 promove o crescimento do cabelo e reduz o enfraquecimento (18).

5. Carne magra

A carne bovina magra é rica em ferro, zinco, selênio, vitaminas e proteínas biologicamente úteis que promovem o crescimento saudável do cabelo e reduzem a queda de cabelo (19), (2). Um estudo publicado no Journal of Korean Medical Science mostrou uma relação inversa entre deficiência de ferro e queda de cabelo (20). As deficiências de vitaminas e minerais também podem resultar em alopecia ou cicatrizes sem queda de cabelo (21).

Gorduras saudáveis ​​- nutrientes essenciais para o crescimento do cabelo

6. Nozes

As nozes são conhecidas como “alimento para o cabelo” porque contêm ácidos graxos ômega-3 – nutrientes necessários para um cabelo saudável e doce. Eles também são ricos em proteínas e macro minerais que são importantes para o crescimento do cabelo (22).

As nozes também contêm zinco, ferro, selênio e vitaminas B1, B6 e B9, que estimulam o crescimento e reduzem a queda do cabelo. Também contêm biotina, vitamina E, proteínas e magnésio que fortalecem os cabelos e mantêm a saúde do couro cabeludo. A falta dessas vitaminas e minerais leva à queda de cabelo (14).

7. Amêndoas

As amêndoas são ricas em magnésio, selênio, proteínas, ácidos graxos insaturados e vitaminas (23). Estudos têm demonstrado que o magnésio atua como cofator de várias reações metabólicas que estimulam os folículos capilares (24), (2). Consumir 4-5 amêndoas embebidas diariamente para fortalecer o cabelo e manter o crescimento saudável do cabelo.

8. Sementes

As sementes, principalmente as de girassol, são ricas em beta-sitosterol, que é eficaz na prevenção da alopecia androgênica e na promoção do crescimento saudável do cabelo (25), (26).

Um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine mostrou que os inibidores da 5-alfa-redutase, especialmente os extratos de palmeta e o beta-sitosterol, ajudam a tratar a alopecia androgênica (27).

A linhaça é uma fonte rica em ácidos graxos ômega-3 e uma alternativa aos frutos do mar (28). Um estudo com macacos rhesus mostra que os ácidos graxos ômega-3 melhoram o cabelo e previnem a queda prematura de cabelo (29).

Molhe e moa a semente de linhaça e adicione-a a sucos, saladas ou sobremesas. Você também pode polvilhar em smoothies ou manteiga de amendoim.

Vegetais com folhas verdes – previne a calvície

9. espinafre

O espinafre é um vegetal com folhas verdes, rico em cálcio, ferro, magnésio, fósforo, ácido fólico e vitaminas (30). Esses nutrientes são essenciais para o crescimento saudável do cabelo. Altos níveis de cálcio no espinafre facilitam a absorção da vitamina D, uma vitamina importante que previne a queda de cabelo de padrão feminino ou elúvio telógeno (31).

O espinafre também é rico em ferro, o que melhora o suprimento de oxigênio do couro cabeludo para um crescimento saudável do cabelo. Pessoas com perda de cabelo de padrão masculino e perda de padrão feminino na pré-menopausa apresentam baixos níveis de ferritina sérica (32). A condição pode ser melhorada incluindo alimentos ricos em ferro na dieta.

Um estudo publicado no Indian Journal of Dermatology mostrou que a alopecia androgênica feminina está associada a níveis mais baixos de zinco e ferro (33). Portanto, consuma uma tigela de espinafre escaldado 2 a 3 vezes por semana para obter um suprimento adequado das vitaminas e minerais necessários.

10. Couve

A couve é rica em vitaminas A, K, C, ácido fólico, cálcio e magnésio (34). Estes são os nutrientes básicos para o crescimento saudável do cabelo. Envelhecimento ou envelhecimento do cabelo, diminuição da produção de cabelo ou alopecia são o resultado do estresse oxidativo (35). As vitaminas A e C da couve protegem o cabelo dos radicais livres, reduzindo-os e neutralizando-os.

Vegetais – O poder das vitaminas e minerais para um cabelo saudável

11. Batata doce

A batata-doce contém cobre, ferro, zinco e proteínas, que desempenham um papel significativo na queda de cabelo, especialmente na alopecia areata e no eflúvio telógeno (36), (37). A batata-doce também é rica em vitamina A, que atua como antioxidante para reduzir os efeitos nocivos dos radicais livres, principal causa da queda de cabelo (38).

12. cenouras

As cenouras são a força das vitaminas A e C, carotenóides e potássio (39). Evidências anedóticas sugerem que esses vegetais podem contribuir para a saúde do cabelo. No entanto, são necessárias mais pesquisas a esse respeito.

O excesso ou a falta de vitamina A são prejudiciais ao cabelo. O estudo mostrou que a falta de vitamina A leva a cabelos secos e ralos, enquanto o excesso leva à queda de cabelo (40), (41).

13. Pimentões

A páprica é uma das fontes mais ricas de vitamina C (42). Eles ajudam a prevenir a quebra e ressecamento do cabelo. A vitamina C também ajuda na absorção de ferro e evita o enfraquecimento do cabelo (43), (32). Além disso, o colorau é o poder de várias vitaminas e minerais que ajudam a tratar a queda de cabelo (44).

14. Laranjas

As laranjas são ricas em vitamina C, o que aumenta o crescimento do cabelo. Eles também contêm antioxidantes, flavonóides, beta-caroteno, magnésio e fibras. Portanto, consumir suco de laranja pode ajudar a melhorar a saúde do cabelo (45).

Grãos integrais – ajudam a manter o cabelo saudável e previne a queda de cabelo

15. Cevada

A cevada é rica em fibras, proteínas, antioxidantes e vitamina E (46), (47). Um estudo publicado no Journal of Tropical Life Research mostrou que a suplementação com tocotrienol (um derivado da vitamina E) reduz o estresse oxidativo no couro cabeludo – uma das principais causas da queda prematura de cabelo (48).

Probióticos para prevenir a queda de cabelo

16. Iogurte grego

O iogurte grego é uma das fontes mais ricas de probióticos que fortalecem a saúde intestinal e promovem cabelos saudáveis ​​(49). Um estudo com ratos mostrou que o iogurte rico em probióticos promove o desenvolvimento de folículos capilares e retarda a queda de cabelo (50), (51).

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