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Marketing Digital – Aprenda o que realmente é e já dê os primeiros passos

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Vivemos em uma era tecnológica que se caracteriza pelo uso da internet e facilidade de comunicação. Estamos no século XXI há apenas 18 anos e já podemos considerá-lo como o mais avançado em termos de inovações e avanços.

A internet possibilitou que qualquer pessoa tenha à disposição uma ferramenta de criação de conteúdo, antes restrita a empresas. Já podemos afirmar, inclusive, que o principal meio de comunicação moderno é o Facebook, o Whatsapp e quantas outras redes sociais surgirem daqui para frente.

Nesse texto, vamos  explicar uma ideia também recente conhecida como Marketing Digital. Fique por dentro dessa novidade e mão na massa!

História do Marketing Digital

O Marketing Digital é tão recente quanto a própria internet, mas já se caracteriza como uma revolução no modo como as empresas se comunicam com os consumidores, de forma rápida, direta e personalizada. Mas como ele surgiu?

Foi nos anos 1990 com a primeira versão da internet, conhecida como Web 1.0. A modalidade era muito diferente da que conhecemos hoje, principalmente porque não permitia que os usuários da rede interagissem com os sites.

A comunicação era unilateral, ou seja, a empresa produzia o conteúdo e disponibilizava-o para outras pessoas. Era o princípio do Marketing Digital, que se assemelhava muito mais ao marketing tradicional.

A interação começou a crescer a partir de 1993, com a criação dos primeiros anúncios clicáveis, mas foi só nos anos 2000, porém, que o Marketing Digital passou a se desenvolver com a chegada da Web 2.0.

Esta democratizou a comunicação e possibilitou que qualquer pessoa pudesse produzir conteúdo na internet. Além disso, hoje é possível interagir com outros usuários e com os próprios conteúdos.

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Conceitos básicos

Basicamente, podemos definir o Marketing Digital como um conjunto de ações que uma pessoa (física ou jurídica) realiza por meio da internet. O objetivo é o mesmo do marketing tradicional: atrair negócios e parceiros e promover os produtos da empresa.

A boa notícia é que a estratégia pode ser utilizada por pessoas comuns, empresas de pequeno ou grande porte e qualquer outra organização que deseje divulgar o seu negócio. Não é exagero afirmar que o Marketing Digital se tornou uma das modalidades de estratégia comunicacional mais importantes da atualidade.

Principais estratégias

Para conhecer melhor o Marketing Digital, é preciso entender suas principais estratégias e compreender que ele não se resume a fazer um determinado número de postagens no Facebook, por exemplo. Seus objetivos são muito maiores e exigem um complexo planejamento.

SEO

SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia do Marketing Digital cujo principal objetivo é otimizar a posição de um conteúdo para que ele apareça nos primeiros lugares nos sites de pesquisa, especialmente o Google. A técnica trabalha com diversas ações, desde a criação de conteúdos relevantes até a melhoria de sites para que funcionem em celulares.

Inbound Marketing

Essa estratégia, também conhecida como Marketing de Atração, é definida como um conjunto de estratégias utilizadas para atrair clientes voluntariamente. No Inbound Marketing, quem procura a empresa é o consumidor, e não o contrário, o que o diferencia do marketing tradicional.

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Marketing de Conteúdo

Outra estratégia do Marketing Digital é conhecida como Marketing de Conteúdo, que foca na criação de conteúdos de qualidade voltados a diversos canais (blogs, redes sociais, sites etc). O objetivo dessa ferramenta é engajar o público e atrair consumidores com conteúdos relevantes utilizando-se de diferentes recursos.

Agora que você já sabe os conceitos básicos do Marketing Digital, quem sabe já não chegou a hora de dar os primeiros passos? Afinal, não dá pra ficar pra trás na era da internet.

Crie o site e blog da sua marca, comece a gerar conteúdo, use as redes sociais para divulgar tudo, e o mais importante, invista em conhecimento, leia blogs do segmento, baixe e-books, assista vídeos e consuma todo material de Marketing Digital que puder, isso irá ajudá-lo a sempre otimizar suas estratégias.

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