Subir

Marketing Tradicional vs Inbound: qual das duas estratégias é a melhor?

Por |

As empresas precisam investir em marketing para ter os bons resultados comerciais que almejam. Mas, para isso, é necessário pensar muito bem sobre como aplicar a parcela do orçamento destinada a estratégia, e nessa hora surge o questionamento: investir em estratégias mais tradicionais ou em inbound?

Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre cada uma destas ferramentas e porque elas podem ser complementares a fim de aumentar os resultados de sua companhia.

Marketing Tradicional

O marketing tradicional utiliza técnicas de divulgação e publicação de produtos e serviços das marcas para a venda no curto prazo. A estratégia está bastante pautada pela impactação do público com anúncios veiculados por fotos, vídeos, e links em sites, mas sempre de uma forma ostensiva.

Apesar de se valer de criatividade nas mensagens e temas, o marketing tradicional é limitado nos suportes que usa. São pouco interativos e tem efeito limitado à instantaneidade (gera vendas enquanto a estratégia estiver ativa), com a criação de pouco vínculo entre o público e a marca da empresa.

Entretanto, a venda a curto prazo é o ponto forte do marketing digital. O impacto é imediato, e o efeito também. Ele é indicado para promoções, descontos e outras vendas que exigem demandas rápidas. Entretanto, se você quer edificar e consolidar a marca de seu negócio, outras estratégias se fazem necessárias.

Inbound Marketing

Empresas que investem de forma relevante em inbound marketing, ou “marketing de atração”, como também é chamado, têm obtido ótimos resultados, como mostram pesquisas de mercado. Isso porque o foco deste tipo de estratégia é outro: para além de vendas, busca-se engajamento e identificação com a marca.

Como isso é possível? Através do oferecimento de conteúdo relevante, com qualidade e baseados nos interesses e anseios dos possíveis consumidores. Com isso, a companhia acaba por se tornar uma “autoridade no assunto”, assumindo um papel de credibilidade no setor em que atua, oferecendo produtos e serviços.

Além da geração de leads e vendas diretas que também é possível de fazer, o inbound marketing tem a capacidade de consolidar a imagem de sua empresa dentro do mercado sem que seja necessário gastar uma fortuna para isso.

Esta é uma das vantagens do inbound marketing: ele não demanda tanto investimento e ainda assim consegue ter um impacto bastante assertivo e relevante sobre as pessoas que tem propensão a fazer negócios com a organização, e até mesmo com a sociedade, como um todo.

Conteúdo, redes sociais e um bom posicionamento orgânico em resultados de pesquisas deixam a companhia muito mais competitiva e por isso, o inbound marketing é sempre uma ótima jogada.

Em Qual Investir

A verdade é que você não precisa escolher entre as duas técnicas. É possível e, na verdade, recomendável, dividir seus investimentos entre as duas, de forma complementar. O marketing tradicional proporcionará muitos negócios no curto prazo, enquanto o marketing inbound ajudará na construção e consolidação de uma sólida carteira de clientes. Faça a sua empresa aparecer, vender, conquistar e fidelizar clientes!

Comentários