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Marketing no Facebook: Aprenda a Destacar seu Negócio na Rede Social

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Criar uma fanpage no facebook e sair realizando publicações de forma aleatória e sem nenhum objetivo concreto é o que mais vemos por aí. Na verdade, existem muitas empresas que faturam com isso: você paga e elas fazem um número de postagens semanais, apenas para manter a fanpage do seu negócio atualizada, sem gerar nenhum resultado significativo com seu público.

O marketing digital possui um grande conjunto de estratégias que devem ser bem executadas para alcançar bons resultados na internet, e nas redes sociais não é diferente, que vão desde conhecer bem seu público até mantê-lo bem engajado com sua marca, aumentando as oportunidades de negócio.

Por que sua empresa precisa estar no facebook?

Sei que você já deve estar cansado de ouvir “é importante que sua empresa tenha uma presença forte nas redes sociais”, mas essa afirmação não poderia estar mais certa.

Podemos afirmar que nenhuma estratégia de marketing digital hoje em dia pode se dar ao luxo de evitar o facebook, pois a quantidade de usuários que a rede possui é realmente gigantesca, ainda mais aqui no Brasil, onde somos o terceiro país do mundo em quantidade de usuários.

Independente do segmento da sua empresa, é inegável que você encontrará alguém na rede que precise do seu produto ou serviço, por isso é tão importante que sua marca tenha uma fanpage no facebook, negar essa realidade pode fazer com que você perca muitas oportunidades de negócio.

Criando uma fanpage eficiente para o seu negócio

Para atingir bons resultados no facebook, é importante fazer mais do que o “feijão com arroz” na hora de criar sua página empresarial. Seguir algumas boas práticas ajudará para que seus clientes lhe encontrem, interajam e sigam sua marca.

Foto do perfil

Jamais subestime o poder das imagens no facebook, principalmente se for a do perfil da sua fanpage. Isso pode parecer simples de entender, mas muitas empresas já erram nessa etapa.

Use uma imagem de alta qualidade, que seja simples e ao mesmo tempo represente sua marca. Lembre-se que essa foto será vista pelos seus seguidores e pelos usuários que visualizarem suas postagens.

Foto de capa

A foto de capa é igualmente importante a do perfil e também é uma boa oportunidade para divulgar sua marca. Você pode dar uma olhada em páginas de empresas concorrentes para se inspirar ao criar a sua. Também é uma boa ideia contratar um designer profissional para isso.

Complete seu perfil

Na página inicial de sua fanpage, clique no botão “sobre” e preencha todos os campos relacionados á sua empresa. Essa etapa é muito importante para facilitar que seus clientes encontrem informações sobre sua marca, caso procurem.

Faça as primeiras postagens e promova sua fanpage

Antes de convidar seus amigos e conhecidos a curtirem sua página, faça ao menos 4 postagens, para que não encontrem um ambiente sem conteúdo algum. Após isso, comece a convidá-los, coloque sua fanpage no seu site e blog para que outras pessoas também curtam, crie sorteios e promoções, sempre focando no que se encaixa melhor com a imagem da sua empresa.

Gerando tráfego orgânico

Tráfego orgânico é todo acesso que sua página ou postagem conquista sem a necessidade de investir em anúncios pagos.

O algorítimo do facebook recebe frequentemente diversas atualizações com o objetivo de melhorar a experiência do usuário na rede, mas junto com isso, o alcance das páginas fica cada vez menor, abaixo segue algumas dicas para que sua marca sobreviva à essas constantes mudanças.

1 – Crie Conteúdo de Qualidade

Não apenas em sites e blogs, mas também no facebook o conteúdo de qualidade é a melhor maneira de conquistar seu público.

Suas publicações precisam possuir informações qualificadas, que ensinem, entretenham ou que tragam pequenas soluções para o usuário. Não faça postagens atrás de postagens de forma aleatória apenas com promoções e ofertas, isso pode irritar as pessoas, fazendo com que sua marca perca valor, ao invés de agregá-lo.

2 – Utilize o facebook insights

O facebook insights é uma ferramenta usada para medir o que está dando certo e errado na página.  Através de algumas de suas métricas, é possível saber, por exemplo, o tipo de postagens que mais gera reações de usuários e quais campanhas dão mais resultado.

3 – Atenção na qualidade das imagens e vídeos

Fotos e vídeos no facebook costumam alcançar resultados melhores que apenas textos, por isso esses formatos já são priorizados pela rede. Capriche sempre na qualidade, pois é um fator crucial para chamar a atenção dos usuários para sua postagem.

4 – Utilize links para seu site e blog

Faça da sua fanpage uma hub para outros conteúdos relacionados à sua marca. Não apenas complete suas informações colocando link para seu site, mas compartilhe links de todas as postagens que forem feitas no blog corporativo da sua empresa. Usuários bem nutridos com conteúdo de qualidade são mais propensos a interagirem em suas postagens.

Anuncios pagos

Ainda que seja possível conquistar uma boa quantidade de seguidores e tráfego orgânico sem investir em anúncios pagos, é sempre uma boa ideia separar uma verba para o facebook ads, principalmente se sua marca ainda está dando os primeiros passos na rede.

Com a grande quantidade de informações contidas na rede social sobre seus usuário, os anúncios do facebook conseguem ser muito bem direcionados e, se criados corretamente, podem apresentar resultados bem satisfatórios e sem gastar tanto como em anúncios nos meios tradicionais.

Erros comuns que muitas empresas cometem

Sabemos que errar é humano, mas a internet não perdoa, por isso é importante tomar muito cuidado para não cometer erros básicos que podem afetar negativamente a imagem e resultados da sua marca no facebook. Abaixo vamos listar alguns dos erros mais comuns cometidos em fanpages para você já precaver sua marca desses inconvenientes.

Não responder mensagens e comentários em postagens

Sua marca jamais terá um engajamento real com seu público se você ignorá-lo. Mesmo que for uma crítica ou reclamação, sempre responda com educação e gentileza, jamais deixe um seguidor “falando sozinho”. Mesmo em comentários negativos, uma resposta branda e amigável, que demonstre uma real preocupação com cliente, pode até mesmo convertê-lo em um seguidor fiel.

Postar apenas ofertas e promoções

Como foi dito anteriormente, postar apenas promoções atrás de promoções, além de ser ineficaz para a construção de um público engajado com sua marca, fará com que seus seguidores se cansem de suas publicações e desmereça o valor do seu produto, que é justamente o contrário do objetivo do marketing.

Poucas atualizações

A falta de uma boa rotina de atualizações em sua fanpage acaba tornando ela irrelevante para seus seguidores, se sua empresa não tem um profissional dedicado para essa área, o ideal seria contratar uma agência, mas nunca permitir que sua página fique desatualizada.

Outro fator crucial é que o algoritmo do facebook pode fazer com que sua fanpage também se torne menos relevante para a rede, diminuindo ainda mais o alcance de seus posts.

Criar um perfil para a marca ao invés de uma fanpage

As vantagens que uma fanpage tem sobre um perfil pessoal são inúmeras: possibilidade de anúncios, contatos ilimitados, check-ins, calls to action, etc. Fanpage é uma opção feita especialmente para que marcas consigam atingir bem seus públicos, divulgando seus produtos e serviços, diferente de perfis pessoais, que têm todas as opções voltadas para pessoas físicas.

O facebook é essencial para qualquer estratégia de marketing, não é atoa que milhares de empreendedores utilizem a rede como ferramenta de negócios.

Tente você mesmo, faça sua fanpage, convide seus amigos e comece a publicar, não existe uma receita de bolo e também não adianta ficar só na teoria, a melhor forma de aprender é colocando a mão na massa.

Ponha em prática tudo que você aprendeu aqui, compartilhe conteúdos relevantes, capriche nas imagens e, se possível, separe uma verba também para anúncios pagos, fazendo tudo o que ensinamos e com um pouco de criatividade, temos certeza que você alcançará bons resultados!

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