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Blog Corporativo: Porque sua empresa precisa ter um e como gerenciá-lo

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Os blogs nasceram como uma plataforma para que qualquer pessoa pudesse divulgar seu próprio conteúdo de forma livre, gratuita e autônoma na internet, para quem quisesse ler. A ferramenta, que começou como uma espécie de diário ou mural pessoal acabou se tornando, ao longo dos anos, uma potente ferramenta de marketing para que grandes e pequenas empresas pudessem conquistar de forma mais eficiente o interesse e a fidelidade de seus clientes.

Você e a sua empresa, independentemente do porte ou da área de mercado, podem e devem ter um blog para tratar sobre assuntos que dizem respeito aos interesses e anseios de seus consumidores. Com isso, amplia-se a credibilidade de seu negócio e as possibilidades do mercado dentro e fora da internet. Por isso, neste texto, vou mostrar como é possível que você mesmo crie e administre um blog na internet.

Criar o blog

É possível criar um blog gratuitamente. A ferramenta mais comum para este fim é o WordPress, uma plataforma bastante interativa e customizável para começar o seu conteúdo. O WordPress também tem recursos pagos, que incluem a compra do domínio. Assim, é possível criar um endereço do tipo “seusite.com”, e não “seusite.wordpress.com”. Você pode usar outras plataformas, mas uma das mais versáteis e recomendáveis é, sem dúvida, o WordPress.

Gerenciar conteúdo

Em relação ao conteúdo de seu blog, é importante lembrar sempre que ele é destinado a um público-alvo. Por isso, pense nos interesses, desejos e dores deles (clientes, possíveis clientes, sócios, parceiros, colaboradores, etc) antes de escrever. Isso pode te ajudar a ter mais ideias do que colocar em cada texto, foto, vídeo ou o que você preferir.

Lembre-se sempre: o seu blog precisa levar às pessoas conteúdo de relevância. Não faça um texto “por fazer”, malfeito e pobre em informações. Faça que o seu público tenha um interesse permanente em acessar o seu blog para ficar por dentro das relevantes novidades presentes nele. Publique coisas novas, tendências do mercado, dicas, manuais e todo tipo de conteúdo útil para os seus clientes.

Digitando

Escrever para ser lido

De nada adianta gerar vários conteúdos e não ser acessado por ninguém, não é mesmo? Por isso, você precisa escrever de acordo com o que o público quer ler. Uma dica é ir ao Google Trends, uma ferramenta aberta e gratuita, para saber quais os assuntos mais buscados do momento ou ainda descobrir tendências para os próximos dias ou semanas.

Você irá descobrir uma série de palavras-chave, mais curtas ou mais compridas, que tem a ver com o seu modelo de negócio. Empregue estas palavras-chave em títulos e no interior de seus conteúdos para posicionar melhor as suas publicações no Google.

Contrate uma agência, se necessário

Com as dicas básicas que deixei aqui, é possível criar e gerenciar um blog gratuitamente e de forma simples. Mas se você quer um blog com verdadeiro impacto e relevância para o seu negócio, o melhor é contratar uma agência especializada nestes serviços, ela poderá desenvolver ou editar seu template com mais liberdade, conseguindo manipular cada página e elemento do design, planejando não apenas a beleza do site, mas a experiência a ser passada para cada visitante que acessá-lo.

Existem também agências especializadas em Marketing de Conteúdo, que contam com uma equipe formada por redatores, jornalistas e publicitários especializados em gerar conteúdos de alta performance para blogs de todos os segmentos.

Tanto para criar o blog quanto para alimentá-lo com conteúdo, você pode, ou contratar uma agência ou fazer por conta própria, tudo vai depender de quanto você tem pra investir em tempo e dinheiro, o importante é não deixar de ter seu canal oficial, pois é através do conteúdo de qualidade que sua marca vai conseguir se consolidar, gerar credibilidade e conquistar autoridade na internet

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