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5 Fatores que Podem estar Atrapalhando os Resultados no seu Site

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A principal métrica para medir o sucesso de um site, na maioria das vezes é a conversão. É para isso que uma empresa faz um site, não apenas para estar na Internet. E de que adianta ter um tráfego monstruoso, se nenhum dos visitantes será convertido em cliente? Os únicos visitantes que realmente são relevantes para os negócios são os que se transformam em leads, ou seja, entram em contato pelo formulário, assinam newsletter, baixam seus ebooks, etc. Todo o restante é desperdiçado.

É claro que, gerar tráfego para seu site é o primeiro passo para conquistar clientes através dele. É praticamente impossível que o site converta em vendas se nem mesmo tem uma boa quantidade de acessos. Mas vamos levar em consideração aqui que você já possua um tráfego razoável, caso contrário, dê uma pausa nessa leitura e leia nosso artigo sobre como gerar tráfego para o seu site.

Abaixo segue cinco razões pelas quais seu site pode estar com desempenho inferior.

1 – Experiência Mobile Ruim

Se o seu site não possui uma versão amigável para dispositivos móveis, não há nenhuma chance dele sobreviver hoje em dia. Não adianta apenas ser receptivo, ele precisa ser planejado e desenvolvido também para que seu conteúdo e estrutura seja atraente em smartphones e tablets. Sem versões responsivas, seu site acaba marginalizando uma boa parcela de sua base de clientes ou futuros clientes, diminuindo sua taxa de conversão.

2 – Ausência ou Mau Posicionamento de  Calls to Action (Botões de Ação)

Seu site pode ser fácil de usar com conteúdo atraente e de qualidade, mas sem um atendimento claro e conciso, você simplesmente não converterá. Os usuários podem querer converter, procuram o botão de comprar, ver mais, fazer o download, etc. Mas não encontram, ou pelo fato do botão estar mal localizado ou simplesmente não estar lá.

Faça o seu call to action claro, conciso, fácil de ser enxergado. Ele precisa ser o mais simples possível e ao mesmo tempo não deixar dúvidas, os usuários precisam saber exatamente o que você deseja que eles façam em seguida.

O botão precisa estar fácil para que o usuário clique quando estiver pronto para converter.


Call to Action
Modelo de Call to Action bem posicionado

3 – Seus Usuários Estão Irritados Com Seu Site

Se sua taxa de rejeição estiver muito alta, pode haver algo incomodando os visitantes no seu site.
Nesse caso, você precisa descobrir qual é o problema. Usar um mapa de calor pode ajudar, existem ferramentas boas e grátis para isso, como o Hotjar. Ele consegue mapear e entregar a imagem de uma página de seu site com um gráfico de onde as pessoas estão clicando em maior quantidade. Você também pode trabalhar diretamente com os usuários (através de uma pesquisa, por exemplo).

Alguns inconvenientes comuns em sites

– O site não oferece informação útil
– A navegação é difícil
– Muitos anúncios e Popups
– Layout amador
– Música de fundo (Sim, isso incomoda muito)


Usuário Irritado
Usuário vítima de um site com péssima usabilidade. Cuidado, cenas fortes!

4 – Sem Foco no Público Alvo

Não faça do seu site um site “geral”. Tentar agradar a todos só vai acabar isolando seu site de todo seu público.

Talvez você esteja escrevendo para a audiência errada ou para um demográfico maior do que deveria. Seja qual for o caso, uma segmentação errada pode afetar negativamente a sua taxa de conversão. Sua marca, design e linguagem deve falar diretamente com um nicho específico.

Se não for possível conduzir pesquisas de mercado para definir e conhecer adequadamente seu púbico (algo que realmente não é nada simples), você pode simplesmente pesquisar em outros sites e blogs do segmento o tipo de conteúdo que eles produzem e sua linguagem, isso já pode ajudar muito.

5 – Seu site está Lento

Quando seu site demora pra carregar, seus visitantes podem deixá-lo e provavelmente não voltarão a visitá-lo no futuro. Nem preciso dizer que isso irá levar sua taxa de rejeição nas alturas.

São diversos os fatores que podem estar deixando seu site pesado: não otimização para celulares, código sujo, imagens não otimizadas, flash ou Java, e por aí vai. O ideal é contratar um especialista ou uma agência para otimizar seu site.

Essas cinco razões são apenas um ponto de partida para ajudar a melhorar suas taxas de conversão. Há muitas outras razões que podem estar afetando os resultados do seu site. Mas, listei os mais comuns e também de fácil correção.

Se você acha que qualquer uma dessas dicas se aplica ao seu site, basta fazer as mudanças e mensurar as melhoras nas conversões.

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