Alimentos para fortalecer o cabelo

Certos alimentos, como nozes, são ricos em zinco. Este mineral ajuda a manter a saúde do cabelo, entre outros benefícios para o corpo.

Ter uma dieta saudável e equilibrada ajuda a manter a saúde do cabelo. Por esse motivo, você precisa incorporar à sua dieta diária alimentos que, além de saudáveis, ajudam a fortalecer os cabelos , como os ricos em proteínas, vitaminas do complexo B e gorduras vegetais.

No restante deste artigo, apresentaremos as características básicas do cabelo, bem como os alimentos que nos fornecem os nutrientes essenciais para nutrir essa parte do corpo. Então continue lendo!

Características do cabelo

A composição do cabelo é distribuída da seguinte forma:

  • 80% de queratina , sua proteína essencial
  • 10-15% de água
  • O restante de pigmentos, minerais e lipídios

A camada externa do cabelo carrega a cutícula no. É isso que envolve a parte interna, ou seja, o córtex. A condição da camada externa do cabelo é um indicador de sua saúde. Portanto, se a cutícula estiver intacta, ela deverá formar uma superfície lisa que reflita a luz e faça o cabelo brilhar . Pelo contrário, se a camada da cutícula estiver em más condições e rugosa, após clareamento sucessivo ou uso do secador, o cabelo terá uma aparência opaca e frágil.

Como dissemos, o cabelo é composto de 80% de q

Queratina. Se reduzirmos nossa ingestão de proteínas, será difícil para o nosso corpo produzir queratina. deficiência de ferro também afeta os cabelos , porque causa a queda e os torna quebradiços. Assim como certos alimentos possibilitam fortalecer os cabelos, outros, por outro lado, os enfraquecem e promovem a queda, como café, bebidas frias e ricos em carboidratos e gorduras, além de baixos em proteínas.

Para fortalecer seu cabelo, além de ter uma boa dieta, recomendamos que você não fume e durma pelo menos 8 horas por noite, além de gerenciar seu estresse e ansiedade . De fato, um alto nível de estresse causa maior vasoconstrição e, consequentemente, menor fluxo sanguíneo no nível do couro cabeludo.

5 alimentos para fortalecer o cabelo

Para fortalecer o cabelo e preservar sua saúde, você precisa ingerir uma série de nutrientes essenciais. No restante deste artigo, apresentamos alimentos que podem fornecer essas propriedades nutritivas.

1. O salmão

Além de ser rico em ácidos graxos ômega-3, o salmão contém vitaminas do grupo B e vitaminas lipossolúveis, como vitamina A ou vitamina D. Legumes, fígado e azeite também são boas fontes de vitamina A, que tem uma função de vital importância para a vida dos cabelos. Na verdade, lubrifica o folículo piloso e, assim, ajuda a prevenir e diminuir a perda de cabelo.

2. Nozes para fortalecer o cabelo

Frutas secas em geral são ricas em ácidos graxos ômega-3. As nozes também são uma fonte de vitamina B e ácido fólico , que ajuda a oxigenar o sangue dos folículos capilares. Além disso, as nozes contêm cobre, um mineral que ajuda a manter a cor natural dos cabelos.

3. Legumes

Alguns vegetais, como berinjela, aipo ou aspargo, são ricos em zinco. Este mineral é essencial para manter o cabelo em boas condições, pois está envolvido na formação do DNA. Além disso, ajuda a manter o equilíbrio hormonal e está envolvido em muitas reações enzimáticas. Quando os níveis de zinco são baixos, são observados queda de cabelo , atraso no crescimento, aparência de cabelos brancos e vários tipos de deficiências imunológicas.

4. Carne vermelha para fortalecer o cabelo

Carne vermelha e alguns vegetais, como espinafre, são alimentos ricos em ferro. São alimentos que fortalecem os cabelos e seu consumo é essencial para promover um crescimento forte e saudável dos cabelos. Além disso, o ferro é fundamental para a oxigenação do couro cabeludo e a pigmentação dos cabelos.

O ferro é um mineral envolvido na renovação das células sanguíneas e que facilita a chegada de oxigênio nos órgãos, músculos e cérebro. A deficiência de ferro pode causar uma variedade de condições de saúde , incluindo perda de cabelo.

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5. Os frutos

Frutas cítricas, como laranja e limão, além de alguns vegetais, como espinafre ou brócolis, são uma fonte de vitamina C. Essa vitamina ajuda a combater a perda de cabelo, porque estimula a produção de colágeno , essencial para força, bem como a saúde do cabelo. Além disso, permite reparar partes danificadas do cabelo, impedindo que ele se quebre na primeira troca. Finalmente, a vitamina C facilita a absorção de ferro.

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