Este esquema não leva a nada de bom. Dietas de estresse severo não funcionam. Mostra de pesquisaAs “dietas” realmente apenas fazem você engordar?Por outro lado, em longo prazo, essas dietas levam ao ganho de peso.

Não é de se estranhar que muitos médicos começaram a procurar esse método de perder peso, no qual pudessem prescindir de restrições alimentares rígidas. A alimentação intuitiva tornou-se assim.

O que é comer intuitivamente

A ideia é que o corpo sabe melhor do que nós se está com fome ou não. Se lhe for dado rédea solta, ele consumirá exatamente a quantidade de comida necessária para a vida normal – e nem um grama de gordura ou açúcar a mais! O único problema é que não sabemos ouvir o nosso corpo e muitas vezes não fazemos distinção entre a fome física saudável e a fome emocional. E ainda não é tão difícil.

  1. A fome física é quando o corpo começa a sentir uma necessidade aguda de nutrientes. O desconforto se manifesta no nível fisiológico: gorgolejo no estômago, fraqueza, irritabilidade. Essa sensação de fome vai embora assim que você comer qualquer alimento. Sim, sim, seu corpo em um estado semelhante olhará avidamente até mesmo para brócolis ou uma casca de pão.
  2. A fome emocional é uma chita completamente diferente. Esta é uma tentativa do corpo de apreender alguma emoção desagradável: tédio, tristeza, ressentimento, confusão. Não há manifestações fisiológicas desse tipo de fome, ela nasce exclusivamente na cabeça e requer um alimento bem específico: uma barra de chocolate, ou um pedaço de linguiça, ou um biscoito com leite. É a fome emocional que acaba levando a comer demais, consumir calorias em excesso e ganhar peso.

Na verdade, a alimentação intuitiva tem apenas uma regra: respeitar a fome física e evitar a emocional.

Isso é o suficiente para alcançar uma perda de peso sustentável a longo prazoRelações entre alimentação intuitiva e indicadores de saúde: revisão da literatura, bem como outros bônus não menos agradáveis: pare de ficar nervoso, ame o seu próprio corpo, melhore sua saúde. Em particular, a pesquisa provaImagine HEALTH: resultados de uma intervenção piloto aleatória de estilo de vida para adolescentes latinos obesos usando Interactive Guided ImagerySMque a alimentação intuitiva ajuda a normalizar a pressão arterial, reduzir os níveis de colesterol, melhorar o bem-estar geral e assim por diante.

O que nós temos que fazer

Os princípios-chave da alimentação intuitiva são poucos. E, felizmente, na maior parte são agradáveis.

1. Esqueça a dieta

Este é um ponto importante para lidar com o estresse. Você pode pagar absolutamente tudo, qualquer alimento de que seu corpo precise. Você não precisa se limitar: a comida é um amigo e ajudante, não um inimigo. Comece com isso.

2. Faça as pazes com comida “lixo”

Não há alimentos prejudiciais ou saudáveis. Há apenas um de que você precisa e esse não é. Infelizmente, as pessoas, ao fazerem dieta, muitas vezes simplesmente se proíbem este ou aquele alimento, sem nem mesmo pensar por quê. E onde não há escolha consciente, os desejos entram em ação.

De que adianta proibir um hambúrguer se você sonha com isso? Um dia, em um momento de fraqueza, as emoções prevalecerão – e você se verá mastigando fast food e, em seguida, experimentando sentimentos agudos de culpa e estresse.

Uma forma muito mais saudável é fazer as pazes com um hambúrguer, permitir-se a qualquer momento, mas ao mesmo tempo responder à pergunta de forma clara e significativa: “Eu preciso disso? O que vou conseguir no final? “

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Um hambúrguer lhe dará um pouco de prazer e muitos centímetros extras. Compreendendo isso, fazer escolhas alimentares informadas é um dos pilares da alimentação intuitiva.

3. Respeite sua fome

Se você está com fome, seu corpo realmente precisa de proteínas, gorduras e carboidratos. Dê-lhe comida . É importante. Do contrário, tendo decidido se limitar, você entrará em conflito com o instinto de autopreservação. E isso só levará ao fato de que o corpo faminto na primeira oportunidade começará a estocar nutrientes. E os riscos de se encontrar na geladeira por volta das três da manhã aumentam rapidamente.

Responder com sensibilidade aos primeiros sinais de fome física e satisfazê-la é um passo importante para um relacionamento de confiança com a comida e com você mesmo.

4. Respeite a saciedade

Observe como você se sente quando está absolutamente cheio. Lembre-se desses sentimentos. Você pode medir mentalmente sua saturação em uma escala de 1 a 10, onde 1 é a sensação de fome extrema e 10 é o desconforto por comer demais. Tente imaginar em qual nível você se sente mais confortável.

Provavelmente, será de cerca de 5-6 pontos. Da próxima vez que decidir comer alguma coisa, tente terminar o almoço ou jantar nesse nível.

5. Respeite suas emoções

Tédio, frustração, ansiedade, raiva, confusão – cada uma dessas emoções tem razões. E a comida não ajudará a eliminá-los. Ela só consegue disfarçar a experiência por um tempo. Mas, no final, você terá de lidar não com um problema, mas com dois: a fonte das emoções negativas e as consequências de comer demais.

6. Respeite seu corpo

Na aparência, há coisas que dependem de nós – isso é um fato. Mas mesmo com todo desejo, dificilmente você consegue, por exemplo, reduzir sua perna em quatro tamanhos. O mesmo vale para roupas. Não é natural se esforçar para se ajustar ao XS, enquanto seu tamanho geneticamente predeterminado M.

Respeite a si mesmo, sua genética, sua aparência, independentemente da quantidade que a balança apresentar. Quando você compreender que o corpo é seu orgulho e propriedade , você sinceramente desejará melhorá-lo sem quebrá-lo sobre o joelho. E é isso que se tornará o ímpeto para a recuperação.

7. Encontre beleza em suas refeições

Uma das nações mais delgadas do mundo é japonesa: apenas 4%Por que a taxa de obesidade é tão baixa no Japão e alta nos EUA? Algumas possíveis explicações econômicas deles estão acima do peso. Isso se deve em grande parte ao fato de que os habitantes da Terra do Sol Nascente historicamente aderem às regras de nutrição intuitiva. No Japão, é costume tratar os alimentos de maneira filosófica, a cultura local assume que uma pessoa deve ter prazer ao comer.

Experimente a comida japonesa: em um ambiente agradável e confortável, com calma, apreciando o sabor e a aparência de cada mordida. Você provavelmente descobrirá que precisa de menos comida do que antes para ficar satisfeito. E este é um passo sério para a perda de peso. Além disso, um passo dado com prazer.